Serviço de suporte às cooperativas: Capacitação e modelagem de processos

 

A RECICLI, juntamente com organizações e empresas parceiras, fomenta e forma equipes cooperativadas de recicladores, capacitando-os tecnicamente e certificando-os.

Oferecido pela RECICLI, o programa de formação e apoio técnico às Cooperativas, objetiva transformá-los de catadores a recicladores. Atores fundamentais para a gestão de RSU, as Cooperativas de Catadores geram emprego e renda, e desde que corretamente assessorados, podem ser autossustentáveis e lucrativas – gerando circulação financeira e desenvolvimento socioeconômico para os municípios.

Na verdade, o ciclo da reciclagem, tratamento de resíduos sólidos e destinação de rejeitos não se completa se não for acompanhado do estabelecimento de equipes solidamente capacitadas de recicladores (ou catadores).

A capacitação de catadores em recicladores transforma-os em profissionais diplomados, com pleno domínio e conhecimento de toda a cadeia de reciclagem, na coleta e processamento destes resíduos; enquanto profissionais treinados e certificados para as ações de captação, coleta e separação de resíduos, bem como operação de sistemas e equipamentos de processamento, tratamento e transformação de resíduos sólidos e insumos em novas matérias-primas e em produtos inovadores.