Profissionais com longa experiência em suas áreas de atuação, criadores de tecnologias para favorecer a relação saudável das pessoas e da empresas com o Meio-Ambiente.
Para a RECICLI o cuidado com a Natureza, a preservação dos ecossistemas e a responsabilidade social caminham de mãos dadas. A RECICLI considera que a economia deve se relacionar de forma sustentável e saudável com tudo que compõe a Natureza: ser ambientalmente sustentável é fator fundamental de nossos indicadores de bons resultados. Cuidar da reciclagem de resíduos sólidos, e desenvolver e implementar tecnologias benéficas para o meio-ambiente, é o negócio da RECICLI.
Somos uma startup de reciclagem industrial e atua a partir da integração de uma Central (Usina) de Reciclagem Industrial (CRI) com Unidades de Recepção, Triagem, Tratamento e Pré-processamento (UTPs) de resíduos sólidos, urbanos e industriais. Focamos na presente etapa na reciclagem de Resíduos de Equipamentos Eletro-Eletrônicos (REEE) também chamado de lixo de eletrônicos (E-lixo), composto por computadores, notebooks, tablets, celulares, DVDs, e outras utilidades de alta tecnologia.
As UTPs, unidades de concentração e descaracterização de equipamentos, funcionam de forma descentralizada em relação à CRI, Central de reciclagem efetiva deste E-lixo. As UTPs permitem a captação destes resíduos em áreas de abrangência, fornecendo insumos à CRI, gerando PRODUTOS FINAIS, matérias-primas e insumos para fornecimento a outras industriais.
São produzidos produtos e matérias primas obtidos de metais, plásticos, e vidros, componentes dos equipamentos presentes do E-lixo.
Futuramente serão implantadas linhas de reciclagem de pneus e produtos de borracha, outros eletrodomésticos, bem como produtos para construção e obra, calçamento e pavimentação, fertilizantes orgânicos para a agricultura, insumos para escritório dentre outros. Todos reciclados e a preços competitivos com os convencionais.
A implantação de sistemas de geração de energia limpa e de sequestro de gases de efeito estufa tem sido uma outra frente de operação da RECICLI, e protótipos associados com esse desenvolvimento tecnológico têm sido desenvolvidos e, partes dessa tecnologia, a SiCSeGe, já está em experimentação e cumprindo programa de ensaios em laboratório, para sua operação comercial futura, inicialmente projetada para abastecer a demanda de energia da própria CRI e da UTPs da RECICLI, provando sua viabilidade comercial.
A empresa, fundada oficialmente em 2017, já nasceu com mais de doze anos de trabalho, pois herdou o desenvolvimento de tecnologias patenteadas pelo seu sócio e Diretor de Inovação e Tecnologia, Flávio Pietrobon Costa, como resultado do seu trabalho em diferentes laboratórios universitários. Desde 2015, mesmo antes de oficializar seu CNPJ, a empresa vem recebendo suporte e mentoria empresarial na incubadora do Parque Tecnológico SergipeTec, na região metropolitana de Aracaju. Ou seja, a RECICLI tem em si o DNA do conhecimento e da inovação.
Esse trabalho tem como inspiração contribuir para a solução de um dos maiores problemas contemporâneos: o lixo. Especialmente porque não existem empresas no Norte-Nordeste especializadas em reciclagem industrial. E além de inovar para ocupar esse espaço importante, a RECICLI se posiciona apoiando os atores que fazem parte da cadeia de Gestão de RSU, principalmente as Cooperativas de Reciclagem.
Apoiamos Prefeituras – prestando consultoria e gerando impostos; Concessionárias – aumentando a vida útil dos aterros; Sucateiros – comprando materiais pré-processados por valores justos; e Cooperativas – com formação de uma linha de reciclagem hoje inexistente para a maioria delas, a de REEE, e através da cessão de EPIs e apoio à formação em gestão, segurança do trabalho e à saúde.
Além de não competir com quem já faz parte do mercado, atuamos ajudando a melhorar a performance de cada um deles.